O Convento de Fornos de Maceira Dão foi das primeiras casas religiosas dos monges Cistercienses a ser erigida em Portugal, logo após S. João de Tarouca e Alcobaça.
Fundado em 1161, por D. Sueiro Teodoniz, o primitivo convento era situado na possessão de Moimenta. Em 1173 foi transferido para Fornos de Maceira Dão.
D. Afonso Henriques foi o seu protector pelas prerrogativas e largos coutos com que o dotou. Nos séculos seguintes os seus bens aumentaram consideravelmente em resultado das doações que os fiéis lhe foram fazendo.
Em 1560 viram as suas rendas aumentadas, pois que, o cardeal D. Henrique, extinguindo o convento de Freiras Bernardas de S. João do Vale de Madeiros, ordenou que os bens deste convento fossem anexados ao mosteiro de Maceira Dão.
Após a extinção das ordens religiosas, os coutos de Maceira Dão foram incorporados no território do concelho de Mangualde e, em 1837, a Câmara Municipal tomou as deliberações necessárias para efeitos da sua administração.
O mosteiro tinha um vasto e valioso cartório, que foi transferido para o Seminário de Viseu aquando da sua extinção. Um incêndio ali existente originou a sua perda.
O edifício é actualmente propriedade de um particular e está classificado como Monumento Nacional.
22 fevereiro 2006
Santa Maria de Maceira Dão
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
fiquei muito chocado de no dia 1 de maio nao poder visitar o convento por motivo de derrocada e um crime deixarem cair este preciosa obra antiquissima«salvem oconventoántes que caia«
na minha aldeia dizem que os frades vinham pedir rendimentos, ameaçando a população, e temos esta quadra que ja vem desse tempo.
Senhora da cabeça
Que estas em Maceira Dão
Mal empregada senhora
Estar na mão de tanto ladrão
Podemos visitar este mosteiro??
A casa da minha avó tem vista para este mosteiro... pena estar um tanto degradado... nas redondezas há também uma capela bastante interessante (fechada ao publico, infelizmente).
Enviar um comentário