18 fevereiro 2010

2º Amigos convidados - Clara Domingos


Nos últimos dias surgiram, ainda que timidamente, noticias nas televisões e jornais acerca de um encontro de Taizé no Porto, qualquer coisa que metia jovens e fontes da Alegria… Estou certa de que grande parte das pessoas que ouviu essas notícias questionou “ Afinal que encontro é esse? O que é isso de Taize?”

Pois bem, Taizé é uma pequena aldeia no Sul de França onde uma comunidade ecuménica de irmãos recebe visitantes, na sua esmagadora maioria jovens, desde a sua criação nos fins da 2ª guerra mundial, que buscam paz, um sentido, respostas para tantas questões. Deparam-se com uma simplicidade e humildade extremas, disponibilidades para serem ouvidas e para ouvir, respostas para algumas questões e muitas outras novas que entretanto surgem. Isto a par de uma incrível mistura cultural, partilha de experiencia, laços muito fortes e, obviamente, uma organização singular para manter o espírito de Taizé no seu expoente máximo a titulo quase gratuito.

Com a afluência de cada vez mais jovens à comunidade, houve necessidade de levar Taizé aqueles que não podiam deslocar-se e viver esta experiencia perto da casa de cada um.

Assim, depois de em 2004 a “Peregrinação de confiança” ter reunido milhares de jovens de toda a Europa em Lisboa, um encontro de Taizé voltou a ser realizado em Portugal, no Porto, para descobrir as fontes da alegria!

Com cerca de 25 países representados por 6 000 jovens, o encontro de taize envolveu a participação de toda a diocese, desde o corpo de escuteiros que contribuiu para a organização, até a cada um dos paroquianos que acolheu nas suas casas, de portas abertas e a titulo gratuito, os jovens que foram à invicta entre 13 e 16 de Fevereiro.

Chegada no sábado de manha ao Dragão – Caixa com duas ou três pessoas acabadas de conhecer minutos antes, fiz o acolhimento (que é como quem diz que fui confirmar a inscrição e dizer que estava presente), e, depois de todas as informações praticas que ainda não tinha e andante de transportes na mão, indicaram-me a paroquia que já me esperava e onde me atribuiriam a uma das famílias disponíveis para o acolhimento.

Paroquia da Sé! A mais central do centro de toda a diocese pela qual estavam espalhadas todas as paroquias envolvidas.

Na igreja de Santa Clara o espírito de Taizé fez-se sentir desde o primeiro momento, pelo coração aberto com que me receberam a mim e aos outros cerca de 40 jovens de Alcobaça, Lamego, Lisboa, Algarve, Alemanha e Macau.

Foi nessa igreja que encontrei a nova família, composta pelos pais e a irmã da Claudia que me deram casa durante esses dias mas também pelo grupo de escuteiros, participantes e toda a equipa envolvida.

As orações (de Taizé, com os devidos momentos de leitura, canto e meditação) decorriam de manhã em cada paróquia e à noite no Dragão com todos os participantes no encontro e o irmão Alois (prior de taize). Se já em Taizé é, também aqui era a oração da noite, partilhado por todos, o momento alto, mais puro e forte.

Durante o dia havia tempo para actividades paroquiais de pequenos grupos de reflexão na descoberta conjunta das fontes da alegria e na forma de fazer taizé chegar a todos, partilha de refeições, conhecimentos e momentos de brincadeira, mas também de grandes e animados passeios pela bela cidade do Porto, da Ribeira ao Cais de Gaia, do palácio de Cristal à Casa da Música.

A ponte D. Luis e a torre dos Clerigos coroaram cada momento que revitalizou o coração de cada um com as verdadeiras Fontes da Alegria e que só o verdadeiro espírito de Taizé pode proporcionar.

Foi, sem dúvida, um Porto Sentido em Taizé!


PS: mais acerca de taizé www.taize.fr


Clara Domingos


3 comentários:

Clara Domingos disse...

Nuninho, muito obrigada por esta oportunidade que me deste para divulgar um pouquinho mais de Taizé :)

Anónimo disse...

Adorei o texto minha Clarinha! :p dá vontade de ir tb hehe

Lipa*

Fornense disse...

Obrigado Clara mais uma vez pela partilha. E sim visitarei Taizé assim que puder.
O Blog Fornense agradece :)