27 fevereiro 2010

4º Amigos convidados - Rita Oliveira





Diz lá quem é a Rita, a quem visita este blog?

A Rita é uma menina que nasceu na Vidigueira, tem 18 anos e que a procura pelo sonho de uma vida, fez com que ela se mudasse malas e bagagens para Lisboa.


Que sonho foi esse que te levou a tamanha loucura?

Há muito tempo que tenho o gosto pelo teatro, comecei a trabalhar na companhia PIM em Évora, e vim em busca de algo mais profissional, ainda assim, depois de conhecer o chapitô percebi que o teatro não me completava e nasceu a paixão pelas artes circenses.


Explica em poucas palavras que artes são essas : )

Então, artes circenses são tudo o que engloba trabalho com corpo, concentração e equilíbrio.


Sempre tiveste alguma queda para a ginástica ou surgiu agora? ou não tem nada a ver?

Tem, uma das minhas disciplinas preferidas é acrobacia. Em pequena fiz ginástica, mas depois foi coisa que ficou de lado até esta oportunidade.


O chapitô funciona então como uma escola de artes circenses? De quanto tempo é este curso que estas a fazer?

Houve uma altura em que me falaram no chapitô e eu não me senti capaz de encarar tamanho desafio, hoje faz todo o sentido. O chapitô é uma casa que tem as portas abertas ao mundo, para além de escola, existe uma grande companhia de teatro e tem vários programas de acção social, o CAPPI é o centro (tipo infantário) aberto a todas as crianças, tem variados cursos de fim de tarde. A EPAOE (escola profissional de arte e ofícios do espectáculo) que frequento neste momento, funciona com uma selecção de alunos, temos de fazer provas de acesso para entrar, o numero limite de alunos é 23. O curso é de 3 anos.

http://www.chapito.org/


Em que tipo de artes circenses estás a trabalhar neste momento?

Na disciplina de técnicas circenses temos de fazer um pouco de tudo, como por exemplo malabarismo, corda indiana, antipodismo , trapézio, tecido, maozotas, lira, corda bamba. Aparelhos de equilíbrio: andas, monociclo (mas sem sucesso).


Tens já alguma destas técnicas com a qual te identifiques mais?

Sim claro, há sempre coisas que gosto mais de fazer que outras. Identifico-me mais com o tecido e é onde me quero especializar, mas não quero ficar só por aí, também gosto muito de trapézio, e há sempre coisas novas para aprender. É bom termos aulas dinâmicas e versáteis ao ponto de poderes escolher onde queres trabalhar.


Sei que paralelamente a este, tens outro projecto.. Conta-nos ca!

É verdade, conheci o José Raposo na esplanada do chapitô (o filho dele é aluno) e depois de algum tempo fui convidada para ensaiar no politeama, com o La Feria. Ainda estou só no inicio e não tenho muito trabalho, infelizmente. Mas a trabalhar o pouco que seja com um elenco daqueles, é um grande motivo de orgulho. Comecei a ensaiar a "Gaiola das Loucas". Estou a gostar muito e quero abrir horizontes.

http://www.agaioladasloucas.com


Trabalhar com pessoas dessas não te cria aquela pressão que tem que sair tudo certinho?

Sim, principalmente os gritos do Senhor La Feria. Mas quando estou em personagem, não penso quem são as pessoas que estão à minha volta, são apenas personagens, fora disso tenho-lhes todo o respeito pois ainda muito que aprender.


Ok Rita chegou ao fim o nosso tempo são 20:00, muito obrigado por este bocadinho!

Obrigada eu, és sempre uma boa companhia, e as portas do chapitô estão sempre abertas!

Rita Oliveira.

2 comentários:

Mariaa disse...

Muito bem, muita sorte para a tua amiga Rita.

Fornense disse...

A ritinha merece :)