22 fevereiro 2006

Santa Maria de Maceira Dão


O Convento de Fornos de Maceira Dão foi das primeiras casas religiosas dos monges Cistercienses a ser erigida em Portugal, logo após S. João de Tarouca e Alcobaça.
Fundado em 1161, por D. Sueiro Teodoniz, o primitivo convento era situado na possessão de Moimenta. Em 1173 foi transferido para Fornos de Maceira Dão.
D. Afonso Henriques foi o seu protector pelas prerrogativas e largos coutos com que o dotou. Nos séculos seguintes os seus bens aumentaram consideravelmente em resultado das doações que os fiéis lhe foram fazendo.
Em 1560 viram as suas rendas aumentadas, pois que, o cardeal D. Henrique, extinguindo o convento de Freiras Bernardas de S. João do Vale de Madeiros, ordenou que os bens deste convento fossem anexados ao mosteiro de Maceira Dão.
Após a extinção das ordens religiosas, os coutos de Maceira Dão foram incorporados no território do concelho de Mangualde e, em 1837, a Câmara Municipal tomou as deliberações necessárias para efeitos da sua administração.
O mosteiro tinha um vasto e valioso cartório, que foi transferido para o Seminário de Viseu aquando da sua extinção. Um incêndio ali existente originou a sua perda.
O edifício é actualmente propriedade de um particular e está classificado como Monumento Nacional.

4 comentários:

Anónimo disse...

fiquei muito chocado de no dia 1 de maio nao poder visitar o convento por motivo de derrocada e um crime deixarem cair este preciosa obra antiquissima«salvem oconventoántes que caia«

Anónimo disse...

na minha aldeia dizem que os frades vinham pedir rendimentos, ameaçando a população, e temos esta quadra que ja vem desse tempo.

Senhora da cabeça
Que estas em Maceira Dão
Mal empregada senhora
Estar na mão de tanto ladrão

Rachel disse...

Podemos visitar este mosteiro??

Anónimo disse...

A casa da minha avó tem vista para este mosteiro... pena estar um tanto degradado... nas redondezas há também uma capela bastante interessante (fechada ao publico, infelizmente).